sexta-feira, 28 de março de 2014

Lixo na rua não é só problema da Prefeitura, é falta de educação!

O problema de lixo acumulado em ruas e terrenos de Patos, não se trata somente de uma falta de atenção da Prefeitura (por parte da empresa coletora de lixo), é mais uma questão de educação, ou no caso a falta dela por parte da população.

Ao acessar o site PB em Dia na noite de ontem, uma denúncia que para mim não é surpresa, pois já havia feito sobre o mesmo assunto em colaboração para outro site, tratando de lixo acumulado na esquina do almoxarifado da Prefeitura, que fica no cruzamento das ruas Galdino Guedes com 5 de agosto, pois o “carro do lixo” tem uma freqüência de coleta no setor, o problema infelizmente está no alta de educação de algumas pessoas que insistem em jogar lixo naquele local, causando transtornos por conta de animais que espalham o mesmo, como também o surgimento de ratos e baratas nas casas que ficam próximas ao local.

Confira a matéria:

Moradores do Bairro Belo Horizonte, em Patos, reclamam de lixo jogado nas ruas. O problema acontece há anos



Você á parou pra imaginar o quanto nossa cidade seria diferente se jogássemos o lixo nos locais apropriados? Pois bem, na cidade de Patos o que ocorre é o inverso. Um exemplo claro é a Rua Galdino Guedes cruzamento com a Sargento Everaldo, no Bairro Belo Horizonte, onde o problema tem se tornado uma constante e há cerca de vinte anos os moradores vem sofrendo com a situação que não tem um fim.

Segundo informações de pessoas que moram nas proximidades do local, além do lixo até mesmo animais mortos já foram jogados no lugar, ocasionando uma grande fedentina, comprometendo a saúde da população.
Os moradores comunicaram ao site PB em dia que por várias vezes já procuraram a Prefeitura Municipal de Patos, tentando buscar uma solução para o problema e nenhuma providência é tomada por parte do órgão.
De acordo com os moradores o carro que realiza a coleta de lixo passa com freqüência no local, porém o problema principal são as pessoas que não adquirem a consciência de que o lixo deve ser jogado nos lugares apropriados.
PBemdia

Sobre a violência e ação policial em Patos

Como havia falado em postagens anteriores em meu perfil no facebook, sobre os assassinatos e demais crimes em Patos, as recentes ações policiais em combate ao crime e ao tráfico de drogas, só reafirmam a minha colocação de que a “Morada do Sol” tem que se acostumar com o fato de que é uma cidade grande.

Patos em poucos mais de 10 anos se desenvolveu e cresceu de uma forma drástica e repentina, sem planejamento ou qualquer outra forma de preparo em sua infraestrutura, e com isso além dos reflexos ruins relacionados às constantes denúncias de galerias estouradas, e vários bairros e ruas sem esgotamento sanitário, mais o principal deles é a violência (que não é privilégio de Patos), assunto este tratado por algumas figuras politiqueiras com terrorismo, tentando implantar a idéia que nossa cidade vive um caos.

Em contrapartida, os números apresentados após as operações realizadas em conjunto pelas Polícias Militar e Civil, mostram uma significativa quantidade de bandidos, traficantes e sujeitos de alta periculosidade reclusos, como também da grande quantidade de drogas já apreendida que tanto estavam prontas para, como foram interceptadas na cidade, ou que tinham esta como destino final.

Quem anda pelas ruas de Patos se depara em vários momentos com viaturas de polícia, seja ela Civil ou Militar, com o patrulhamento motorizado e ciclístico e principalmente o patrulhamento ostensivo, com a presença de policiais militares andando pelas ruas, mostrando que os dispositivos de segurança do Estado estão próximos e prontos para executarem seu serviço para a população.

É notória a importância da união de forças em prol de um bem comum, como vemos constantemente as operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar, que agem em conjunto, unindo a inteligência à força, transformando dois aparatos distintos em um dispositivo capaz de executar ações mais precisas e eficientes, pois a violência existe desde os primórdios da humanidade e sempre existirá, devendo ser sempre controlada, não permitindo que o caos e a desordem se instalem.


Paz e Bem!

FIP apoiam mobilização de jornalistas pela exigência do diploma

As Faculdades Integradas de Patos estão engajadas na mobilização, encabeçada por jornalistas patoenses, pela exigência do diploma para o exercício da profissão. A obrigatoriedade da formação superior foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009. De lá pra cá, a categoria passa por um processo de desvalorização.
 
O Movimento Diploma Já vem tomando forma desde o ano passado, quando profissionais da comunicação resolveram sair da inércia e lutar pela causa. “A mobilização pretende levar a nossa indignação com relação ao não reconhecimento do diploma até os nossos representantes na Câmara Federal, para que, o quanto antes, a PEC dos Jornalistas seja analisada e votada”, contou Cledilma Cordeiro, ativista do Diploma Já.
 
A PEC a qual Cledilma se refere é a Proposta de Emenda Constitucional 206/12, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O texto que defende a obrigatoriedade do diploma já foi votado no Senado Federal. O próximo passo será a formação de uma comissão especial na Câmara dos Deputados, que irá analisar a proposta e encaminhá-la para votação.
 
Em Patos, a mobilização reúne ex-alunos do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos. “Reconhecendo a mobilização mais do que justa, pelo principal motivo de todos os participantes serem alunos egressos das FIP, a Instituição vê-se no dever moral de amparar a categoria. A luta não só pelo reconhecimento, mas pelo fortalecimento da formação acadêmica, resultando numa atuação profissional ética e que colabore para o desenvolvimento de uma sociedade bem informada”, ressaltou o coordenador do curso de Jornalismo das FIP, Flaubert Paiva.
 
Os aprendizes de jornalista também apoiam o Movimento, de olho no futuro da profissão. “Nós acadêmicos queremos caminhar de mãos dadas com os profissionais, dando força a este projeto. Nada mais justo para quem passa quatro anos na faculdade, aprendendo a teoria e as práticas jornalísticas. A validação do diploma é um direito nosso”, reforçou Elizângela Martins, estudante de Jornalismo.
 
Na última semana, o Estúdio de TV das FIP foi o cenário para gravação de vídeos com informações sobre o Diploma Já e a PEC dos Jornalistas. O material será postado nas Redes Sociais e servirá para difundir o Movimento e sensibilizar a sociedade. “Contar com o apoio da Instituição responsável pela formação de todos os profissionais que fazem o Movimento Diploma Já, é muito importante e necessário”, reconheceu Cledilma.
 
As Faculdades Integradas de Patos enviarão ainda representantes para a Audiência Pública sobre o diploma, que acontecerá neste sábado (29), às 8h, na Câmara de Vereadores de Patos. O evento é aberto para participação da sociedade e de outras Instituições que desejem manifestar apoio ao Movimento Diploma Já!
  
 
ASCOM-FIP
Fotos: Movimento Diploma Já!

Governador defende Região Integrada de Desenvolvimento entre PB e PE

O governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã desta quinta-feira (27), o I Fórum de Negócios da região metropolitana de João Pessoa mostrando as perspectivas de desenvolvimento conjunto do polo industrial Paraíba e Pernambuco. Ele apresentou para um público de 250 gestores e empresários brasileiros, portugueses e italianos o projeto da Região Integrada de Desenvolvimento (RID) que englobará os municípios paraibanos e pernambucanos em uma política comum para novas indústrias.
Em um talk show mediado pelo jornalista Jean Gregório e com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, e da prefeita do Conde, Tatiana Corrêa, Ricardo informou que a RID englobará oito municípios de Pernambuco e cinco da Paraíba e será a 5ª região integrada do país. "Esse é um projeto que nos dará a condição de grande polo industrial no Nordeste aproveitando todas as oportunidades geradas com a instalação da Fiat em Goiana", destacou Ricardo Coutinho, que na ocasião do evento recebeu o título de cidadania do município do Conde concedido pela Câmara Municipal.
O governador falou dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na região, como a readequação da PB-044, o saneamento do município do Conde e Jacumã, o binário de Jacumã e o distrito industrial em Alhandra, onde em uma parte da área está sendo implantado um Condomínio Logístico Industrial da Paraíba com 550 mil metros quadrados, com lotes destinados a indústrias e operações logísticas, posto de combustível, truck center, restaurantes e lojas e condomínios com lotes para instalação de empresas. Ricardo ressaltou que a Paraíba está preparando um polo industrial para receber empresas, algumas já confirmadas como a Vertequip e a GME que será responsável pela automação da Fiat.
De acordo com o governador, a Paraíba está vivenciando um ciclo forte de desenvolvimento industrial. "A Paraíba não via isso há muito tempo e os resultados estão aparecendo como o maior índice de geração de empregos em 12 meses, o maior crescimento do ICMS do país (18%). Com uma política firme atraímos R$ 4,4 bilhões em investimentos privados, onde mais de 1 bilhão já foram investidos em empresas que estão gerando empregos e desenvolvimento. Estamos fazendo o presente, mas olhando para o futuro", ressaltou.
O presidente da Fiep, Buega Gadelha, afirmou que a região da fronteira entre a Paraíba e Pernambuco vai receber cerca de 50 mil pessoas entre engenheiros, técnicos e trabalhadores que precisarão de casa, comida, lazer levando a crescer também os setores comerciais e de serviços. "É por isso que surgem muitos empreendimentos imobiliários na Paraíba e o setor de serviços e os municípios precisam estar preparados também em sua infraestrutura", comentou.
Buega destacou que outro fator decisivo são os investimentos do Sistema S e do Governo do Estado na capacitação de mão de obra técnica para suprir o mercado com cursos de formação em automação, mecânica e robótica e com a construção de mais uma Escola do Senai em Caaporã. "Em 2013, formamos 71 mil alunos e em 2014 mais de 80 mil alunos, nos consolidando como a maior rede de ensino da América Latina", assinalou.
De acordo com Buega Gadelha, a Paraíba já vem recebendo indústrias da cadeia automotiva da Fiat, mas por uma questão estratégica só é possível divulgar as que estão fechadas como a GME com quem firmamos parceria para formação de 56 paraibanos em automação industrial. "O ritmo de crescimento de empregos na Paraíba chega a 12% ao ano e 18% de sua massa salarial nos últimos quatro anos. Isso demonstra que a Paraíba vive o seu melhor momento, superando o ritmo de crescimento chinês", completou.
A prefeita do Conde, Tatiana Corrêa, e os prefeitos de Alhandra, Marcelo Rodrigues, e de Bayeux, Expedido Pereira, participaram do fórum. A prefeita Tatiana Corrêa disse que a ideia do Fórum surgiu diante da grande solicitação de investimentos no setor imobiliário e industrial da região Sul com a implantação do Polo da Fiat em Goiana. Ela destacou que com uma visão de futuro o município do Conde resolveu promover esse fórum com os Governos da Paraíba e de Pernambuco, do Sebrae e prefeituras da região Sul. "Estamos construindo aqui oportunidades de investimentos e bons negócios com empresários brasileiros e grupos portugueses e italianos", completou.
Tatiana ressaltou a importância da criação da Região Integrada Paraíba e Pernambuco como forma de organizar e atrair as fábricas interessadas em se instalar seja no Conde ou no distrito industrial de Alhandra. Segundo ela, o Conde tem recebido muitos investimentos, principalmente nos setores imobiliário e industrial e negocia com um grupo português a construção de um shopping de médio porte.
O engenheiro italiano do ramo da construção civil, Antonello Bottone, disse que o grupo já investe em João Pessoa e prospecta investimentos na área industrial na região Sul da Paraíba. "A Paraíba é um bom lugar para investir, principalmente neste belo litoral, e o apoio do Governo do Estado na atração de empresas. A vinda da Fiat abre um grande leque para construção residencial, o que é muito bom para o Conde e regiões próximas", pontuou.
O diretor presidente do Complexo Logístico da Industrial da Paraíba (Clip), Lamir Mota Filho, afirmou que o condomínio facilitará a logística das indústrias em torno do polo Fiat. "As obras já foram iniciadas do Truck Center e de parte do condomínio e no primeiro semestre de 2015 deverá ser entregue a primeira etapa do empreendimento", informou.
Lamir ressaltou que existe uma carência de lotes urbanizados destinados à indústria e à logística, principalmente dentro do conceito de condomínio onde estão incluídos os custos com segurança e os serviços de agenciamento de frete e manutenção das carretas. "É um condomínio diferenciado, não apenas na Paraíba como em todo o Nordeste", completou.
PortalCorreio

UEPB abre inscrições para profissionais que atuam nas redes de assistência ao usuário de drogas

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), lançou edital de seleção simplificada para a formação de profissionais que desejam atuar no “Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF)”.
O curso, idealizado pela professora Jadcely Rodrigues Vieira, coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR/UEPB-SENAD) e aprovado recentemente pelo Conselho Universitário (Consuni), tem como objetivo qualificar agentes comunitários de Saúde, redutores de danos e de Assistência Social para o atendimento de usuários de crack e outras drogas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no 2º andar do Departamento de Psicologia da UEPB, em Bodocongó.
No total, estão sendo oferecidas 600 vagas divididas em quatro cursos realizados pelo Centro Regional de Referência para formação permanente dos profissionais que atuam junto aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares. O curso é resultado de um convênio celebrado entre a UEPB e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD/Ministério da Justiça.
Os interessados devem escolher entre uma das quatro modalidades: “Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF)”; “Curso de Atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais”; “Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG)” e “Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS”.
Os cursos serão ministrados de 25 de abril a 30 de maio, em encontros presenciais que serão realizados no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba, uma vez por mês ou de 15 em 15 dias, conforme as categorias das clientelas. A carga horária é de 120 horas, sendo que das 600 vagas previstas para os cursos, 5% serão disponibilizadas para os profissionais da rede multicampi da UEPB.
Podem participar os profissionais de saúde, médicos do PSF e NASF, profissionais em Hospital Geral, agentes comunitários de Saúde, redutores de danos, agentes sociais, profissionais que atuam no Consultório de Rua, profissionais da Rede SUS e SUAS e Hospital Universitário Alcides Carneiro, envolvidos ou interessados em desenvolver ações voltadas para promoção da saúde e prevenção ao uso de crack e outras drogas.
Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3482.
Tambaú247

Aluna do IFPB conquista prêmio internacional em feira de tecnologia

Arquivo pessoal: Marcelo Portela
Uma estudante de Campina Grande ganhou um prêmio internacional de tecnologia, ao criar um aplicativo capaz de agilizar a triagem médica de pacientes. Ana Maria da Costa Ribeiro e seu professor Marcelo Portela, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desenvolveram para o sistema Android o projeto "Classificação do grau de emergência médica de pacientes utilizando Inteligência Artificial" e ganharam o prêmio 'Intel Excellence in Computer Science Award'.
Segundo o IFPB divulgou nesta quarta-feira (26), a premiação aconteceu durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada de 17 a 21 de março. De acordo com o professor Marcelo Portela, a conquista é um indicador do potencial que o campus de Campina Grande possui para explorar estudos na área de Inteligência Artificial.
"A Febrace ofereceu diversas oportunidades para o conhecimento de outros projetos, além de proporcionar a conquista de um prêmio respeitado na área de ciência da computação e engenharia. Ana Maria apresentou uma excelente capacidade de desenvolvimento de projetos. Sua destreza em programação de dispositivos móveis foi responsável por implementar as regras de associação e foi importante para a obtenção do prêmio", frisou.
Para Ana Maria Costa, o reconhecimento estimula a continuação dos estudos. "Ganhar o prêmio Intel é uma forma de reconhecimento muito legal pelo trabalho que venho desenvolvendo. Além deste prêmio, a Febrace me trouxe muitas coisas boas. Com o prêmio e os comentários, me sinto incentivada a continuar o projeto", destacou.
G1Paraíba

Ministério do Planejamento autoriza três novos concursos; salários vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou três novos concursos em todo o Brasil. A anunciação foi publicada no Diário da Oficial da União desta quinta-feira (27). Ao todo são 982 oferecidas para os cargos oferecidos pela Polícia Federal (PF), Instituo Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Inmet).
Os maiores números de oportunidades ofertadas são para o Departamento da Polícia Federal, com 600 vagas, onde 450 são para o cargo de escrivão e 150 para delegado. Para concorrer, o candidato deve ter ensino superior completo, sendo bacharelado em Direito, em caso de disputa para as vagas de delegado, e carteira de habilitação categoria B ou superior
Para o Inmet foi autorizado a abertura de 242 novas oportunidades. As vagas são para analista em ciência e tecnologia (44), assistente (38), pesquisador (34), técnico (74) e tecnologista (52). As vagas se dividem entre nível superior, médio e intermediário. Os salários para os de nível médio variam de R$2.866 a R$4.628; e os de nível vão de R$ 5.206,16 a R$ 8.405,16.
Já para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial os concurseiros vão poder concorrer às 140 oportunidades. Do total, 100 vagas são para as funções de pesquisador em propriedade industrial e 40 para tecnologista em propriedade industrial, ambos para com exigência de nível superior. Para o primeiro, a remuneração inicial é de R$7.421,60, podendo ter um acréscimo de até R$2.249,10, dependendo da qualificação e desempenho. No caso do tecnologista, a gratificação inicial é de R$6.693,54.
Os editais com informações como datas e locais de provas ainda não foram lançados. O prazo é de até seis meses, ou seja, setembro de 2014.
PortalCorreio