segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Há 45 anos Jimi Hendrix estreava com "Hey Joe"

No dia 16 de dezembro de 1966, Jimi Hendrix lançava seu primeiro disco de estréia, o single "Hey Joe". Recém chegado à Inglaterra, o guitarrista norte-americano logo se tornaria um dos maiores revolucionários da história do rock.

Depois de anos tentando a sorte em seu país natal acompanhando artistas como Little Richard, Wilson Pickett e Isley Brothers, Hendrix fora descoberto em Nova York pelo baixista do The Animals, Chas Chandler. Impressionado, Chandler decidiu levá-lo a Londres, onde se tornaria seu empresário e produtor. Com guitarristas do calibre de Jeff Beck e Eric Clapton e bandas inovadoras como Yardbirds e The Who, o cenário britânico prometia ser um ambiente mais propício do que o conservador show business norte-americano.

Em setembro de 1966, Hendrix chega em Londres. Logo ganha uma banda de apoio, a Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. Seguindo o formato de "power trio" nos moldes do Cream de Eric Clapton, o Experience mostra a que veio já em suas primeiras apresentações na noite londrina. Diz a lenda que após vê-los ao vivo, o guitarrista do The Who, Pete Townshend teria entrado em pânico e chamado Clapton para discutir o que fazer dali em diante.

Enquanto isso o Experience preparava seu primeiro lançamento. Escolhida para o single de estréia foi "Hey Joe", uma canção folk tradicional de autoria desconhecida. Já gravada nos meses anteriores por bandas como Leaves, Love, Byrds, Standells, Surfaris, Music Machine e outras, havia se tornado rapidamente um standard do rock de garagem nos EUA.

A versão de Hendrix, no entanto, seguia uma orientação bastante diferente. O arranjo mais lento, inspirado na versão folk do cantor Tim Rose, combinado ao blues psicodélico da guitarra e à cozinha frenética definiram a identidade musical do Experience e deram à faixa peso e intensidade, ausentes nas gravações anteriores.

No dia do lançamento, 16 de dezembro, o trio faz sua estréia televisiva, no programa britânico de rock "Ready Steady Go!". Pela primeira vez o grande público via o músico que logo se tornaria o mais importante guitarrista da história do rock. Nas semanas seguintes, "Hey Joe" chegaria ao sexto lugar da parada de singles britânica.

Chegava o mitológico ano de 1967. O circo estava armado para Hendrix lançar seu primeiro álbum, conquistar a América e se consolidar como um dos ícones da revolução psicodélica que mudaria para sempre a face da música popular.

Thiago M. Florentino

Fonte: blog uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário