sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Comemora-se hoje o Dia Nacional da Cachaça

Desde o período colonial a cachaça foi é uma importante atividade econômica no Brasil, na época, preocupados com grande venda de aguardente, os portugueses proibiram no dia 13 de setembro de 1649, através de uma carta real, a fabricação e venda de cachaça em todo o território brasileiro.

Na mesma data em 1661, proprietários de plantação de cana e alambiques, revoltados com as constantes cobranças de impostos e perseguições por venderem a bebida, se revoltam e tomam o poder por cinco meses no Rio de Janeiro, criando o primeiro movimento de insurreição nacional, intitulado de Revolta da Cachaça.

Passados os cinco meses, quando a corte real tomou o poder de volta, o líder desse movimento, Jerônimo Barbalho Bezerra, foi enforcado e teve sua cabeça decapitada e pendurada no pelourinho da cidade, para servir de exemplo à população.

E como forma de relembrarmos de quando a cachaça foi um símbolo de resistência à dominação portuguesa, todo dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça”.

Para vigor legal, essa data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Informações de João Santos do portal S1 Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário