quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Em Patos: Governo realiza treinamento sobre prevenção da raiva humana e acidentes por animais peçonhentos

Foto ilustrativa
Médicos e enfermeiros de Patos, no Sertão, participam nestas quarta e quinta-feira (19 e 20) de um treinamento que aborda “Normas Técnicas sobre prevenção da Raiva Humana” e “Diagnóstico e Tratamento dos Acidentes por Animais Peçonhentos”. Esta capacitação, que já foi levada a 168 profissionais de outros municípios, é promovida pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e pelo o Núcleo de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O evento está acontecendo durante todo o dia no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. Esta mesma capacitação já foi realizada nas outras macrorregionais totalizando 168 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.

No auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, os médicos e enfermeiros recebem e informações e debatem sobre temas como: vigilância epidemiológica – importância das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, do Ministério da Saúde; atualização de dados epidemiológicos de acidentes por animais peçonhentos; atendimento antirrábico humano; armazenamento de soros antivenenos e soro antirrábico – redes de frio; identificação de animais peçonhentos de interesse em saúde; diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos de interesse em saúde e medidas preventivas e controle da raiva.

Com estas capacitações queremos melhorar o diagnóstico e o tratamento de vítimas de animais peçonhentos e de animais transmissores da raiva; reduzir os indicadores de mortalidade e letalidade por acidente com animais peçonhentos; diminuir os casos de raiva animal e, consequentemente, casos em humanos, e melhorar a notificação dos casos no Sinan”, explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Francisco de Assis Azevedo.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário