terça-feira, 13 de maio de 2014

Feira do Empreendedor terá cerca de 300 oportunidades, com mapa de investimentos pela PB


Dirigentes do Sebrae na Paraíba apresentaram aos diretores do Sistema Correio de Comunicação, na tarde desta segunda-feira (12), todo o projeto da sexta edição da Feira do Empreendedor, que este ano vai oferecer cerca de 300 atividades gratuitas, como palestras, oficinas, orientação, consultorias, acesso a financiamento por agentes bancários, casos de sucesso, lojas modelo, além de uma exposição com múltiplas oportunidades de negócios para o comércio, serviço, indústria, turismo, agropecuária e economia criativa.

Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, a Feira do Empreendedor será realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, que começa nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18). O superintendente do Sebrae, Luiz Alberto; o diretor técnico, João Alberto; e o diretor administrativo Ricardo Jorge Castro Madruga foram recebidos pelo diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, empresário Roberto Cavalcanti. Também participaram do encontro o superintendente do Sistema, Alexandre Jubert; a diretora comercial da TV Correio HD e da RCTV, Paula Gentil; e a diretor de jornalismo, Sony Lacerda. 

João Alberto destacou que o empreendedorismo precisa de gestão e o Sebrae vem trazer informações de todos os segmentos para oportunidades de negócios. "Essas oportunidades estão aí apontando desde a tecnologia da informação, até o comércio, o serviço e outros segmentos. Vamos ter várias informações dentro de um mercado onde mais de 80% das empresas que são instaladas sobrevivem, como é a média da Paraíba", disse.

Segundo o diretor técnico da Sebrae a intenção da visita ao Sistema Correio foi de buscar parcerias, para mostrar um espaços de mais de 12 mil metros que serão voltados ao empreendedor. 

O superintendente do Sebrae na Paraíba, a Feira trará todas oportunidades para quem quer empreender, quem quer ampliar ou mesmo para quem informações sobre em que área pode investir. "Todas as atividades que o Sebrae e o seus parceiros realizam estarão presentes. A feira vai transformar ideia em realidade", afirmou. 

O diretor presidente do Sistema Correio destacou que o empreendedorismo está dentro do DNA de qualquer empresário. "Somos parceiro duplo. Parceiro por participar de sua realização e parceiro por acreditar no trabalho do Sebrae há anos. Com muita honra estaremos nesses dias no Centro de Convenções apoiando esse grandioso evento, que exemplo para o Brasil", disse Roberto Cavalcanti. 

Ele observou que o empreendedorismo é a essência básica de qualquer pessoa que queira alavancar a economia do país. "Eu tenho experiência própria. É minha história de vida. Eu sou testemunha de que se acreditando em ideias (não basta uma só) você consegue transformar aquele pequeno sonho inicial num grande sonho que hoje é essa casa", afirmou. 

A sexta edição da Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Fiep/Senai, Correios e Vivo e parceira do Sistema Faepa-Senar, IFPB, Unipê, Sistema Fecomércio/Senac, SESCOOP, Funad, EMLUR, GS1, ABNT, Inmetro, UFCG, Faculdade Maurício de Nassau, IESP, UFCG, FIP-PATOS, Embrapa, Emater, Emepa, Empasa, Junta Comercial, INSS, Receita Federal e Receita Estadual. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site.

Mapa de oportunidades

Oportunidades de negócios do Litoral ao Sertão serão apresentadas durante a Feira do Empreendedor da Paraíba. O evento vai mostrar o “Mapa de Oportunidades” da Paraíba nas áreas de Saúde e bem-estar, Turismo e eventos, Alimentação, Educação, Beleza, Moda, Tecnologias digitais, Limpeza e segurança, Tendências de mercado, Habitação e Agronegócios.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, o levantamento mapeou as principais oportunidades para os pequenos negócios no Estado com base nos grandes investimentos privados e públicos, na densidade empresarial (foco pró varejo), tendências de mercado, além da análise de dados das atividades de campo dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

“Os potenciais empreendedores terão a possibilidade de conhecer este Mapa de Oportunidades e, em seguida, receber informações e orientações no Espaço de Atendimento Individual da Feira. Serão listadas tendências de negócios nas nove regiões em que o Sebrae tem agência”, destacou Bera Wilson.

O Mapa de Oportunidades será disponibilizado em um aplicativo no Espaço Memorial Sebrae. Através de uma tela touch, os visitantes terão acesso ao levantamento. “Para cada região, há uma descrição econômica, informações sobre o ambiente empresarial e os investimentos públicos e privados relacionados aos setores do comércio, indústria, serviço, turismo e agronegócios. Em seguida, são listadas as ideias de negócios em 11 áreas”, disse a analista.

Na zona da mata, por exemplo, o estudo aponta os investimentos públicos, como o Call Center e Centro de Convenções, e privados, como o Polo Cimenteiro, Polo Industrial de Caaporã, Polo Cabo Branco, Mangabeira Shopping e Shopping Intermares, como impulsionadores de diversas oportunidades de negócios.

Entre as tendências de negócios nesta região, aparecem nas áreas de Saúde e bem estar (Personal Trainer para condomínios de luxo, Academia para crianças e SPA Urbano), Turismo e eventos (Loja de artesanato, Locação de plantas para eventos e Agência de turismo para o público gay), Alimentação (Buffet infantil saudável em domicílio, Lanches itinerantes e Quiosque de comida saudável). Além destas, o Mapa de Oportunidades lista outras mais de 100 ideias de negócios na região da Zona da Mata.


PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário