domingo, 6 de abril de 2014

Empreendedoras da Paraíba se destacam no cenário nacional, uma patoense está na lista

Thaís Fernandes iniciou seu negócio de personalização de presentes na Paraíba sem investir R$ 1 (Foto: Divulgação / Edvan Diniz)
No primeiro trimestre de 2014, a Paraíba conquistou três premiações nacionais voltadas para mulheres empreendedoras com representantes do Litoral, Cariri e Sertão. O empreendedorismo, os diferenciais na oferta de serviços e a criatividade foram fundamentais, segundo as três paraibanas premiadas para conquistar o reconhecimento nacional.

Kassya de Freitas foi a mais recente ganhadora do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2013), na categoria Serviços de Saúde por conta do reconhecimento do seu laboratório de análises clínicas, instalado em Patos. No mês de fevereiro, a produtora rural Maria de Fátima Barbosa de Camalaú, no Cariri, ficou com o primeiro lugar na categoria nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e Thaís Fernandes de Araújo, de João Pessoa, conquistou o segundo lugar como empreendedora individual no mesmo prêmio.

Investimento zero
Sem R$ 1 real de investimento, a então estudante do ensino médio Thaís Fernandes resolveu produzir presentes personalizados para amigas. Da descoberta do talento para lidar com produção de objetos, ela descobriu que levava jeito para empreender. Com 15 anos, ela abriu uma página para Presentes Especiais em uma rede social. O sucesso foi tão grande que, três anos depois, ela lançou sua loja virtual.

A receita do sucesso era simples: com o valor dos 50% de adiantamento do pagamento, Thaís custeava a compra dos materiais e produzia as peças sob encomenda. “Eu resolvi abrir uma empresa sem um real no bolso para investir. Em dois anos eu já tinha vendido para boa parte do Brasil e com três anos de criação atendi todos os estados, mais as cidades de Miami, Dubai e Ilha da Madeira. Eu tive que freiar o marketing em 2011 para poder investir em qualificação”, afirmou.

A consciência de que cometeu erros por não ter um plano de negócios nem experiência com atividades comerciais fez com que Thaís Fernandes fosse em busca de capacitação. Esse foi o fator impulsionador para ela ingressar no curso de Designer e Produtos da Universidade Federal da Paraíba e nove anos depois do primeiro produto feito e vendido ela está na pós-graduação em Gestão de Projetos. “Eu não tinha ninguém na família com experiência nesse tipo de mercado como referência. Acertei errando, mas fui em busca de qualificação”, disse.

Descentralização de serviços de empresa patoense garantiu reconhecimento
 
Kassya Freitas Melo venceu o MPE Brasil 2013
(Foto: Divulgação/Sebrae)
Em Patos, no Sertão da Paraíba, a farmacêutica bioquímica Kassya Freitas conseguiu em oito anos ampliar o raio de atuação do sue laboratório de análises clínicas para dezesseis cidades da região, ampliar o universo de clientes de 3 mil para 100 mil por mês e conquistar o primeiro lugar na categoria Saúde do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2013).

A receita para esse reconhecimento, segundo Kassya Freitas, é seguir à risca o planejamento feito desde a criação do laboratório em 2006, o investimento em qualificação profissional da equipe e a compreensão das necessidades dos clientes.

Em oito anos, o laboratório ampliou de cinco para 35 funcionários e Kassya saiu da bancada de análise clínicas para encarar de vez toda a parte administrativa. O resultado desse trabalho garantiu a ampliação do laboratório, que conta com quatro pontos de coleta em Patos e mais doze nas cidades.

Para dar suporte a todas essas cidades, o Lab Vita adquiriu um veículo para agilizar o recolhimento do material nos pontos de coleta. “Percebemos que a população ficava desassistida porque o acesso de várias dessas cidades durante anos era de barro e os laboratórios ficavam mais distantes. Com esses postos de coleta garantimos um serviço de qualidade para uma população no entorno de Patos”, afirmou.

Kassya Freitas reforça que o binômio avaliação-planejamento mensal dá a ela e a equipe uma visão global dos problemas, desafios e potencialidades a serem exploradas pela empresa. “Realizamos todo mês uma reunião com prestação de contas dos pontos de coleta, os dados da ouvidoria, identificamos as insatisfações e planejamos melhorias. Muitas das nossas metas são apontadas nessas reuniões movidas a ideias dos nossos funcionários. Inclusive, nessas reuniões apontamos quais formações e qualificações serão realizadas pela equipe”, afirmou. A qualidade no atendimento é apontada pela empresária como diferencial para manter o laboratório bem avalizado pelos clientes. “A equipe tem que estar motivada para prestar um serviço de qualidade. O diferencial é compreender o paciente não como alguém que deixa dinheiro na empresa, mas como um ser humano que precisa ser respeitado e valorizado”, frisou.


Edição Thiago Florentino

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