quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Paraibano é premiado em Brasília por projeto de incentivo à leitura


Foto reprodução: PortalCorreio
O técnico judiciário Jocelino Tomaz de Lima, da Comarca da cidade de Caiçara, foi premiado durante o projeto 'Vivaleitura' promovido pela Organização dos Estados Íberoamericanos (OEI) em parceria com o Ministério da Cultura. A cerimônia de premiação aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 16 de dezembro de 2014, mas o Tribunal de Jusriça da Paraíba só divulgou a informação oficialmente nesta quinta-feira (12).

O objetivo do prêmio é valorizar projetos de incentivo a leitura com resultados comprovados. Na edição de 2014, foram inscritos 998 projetos divididos em quatro categorias. Os cinco finalistas de cada categoria foram para cerimônia de premiação onde foi anunciado o campeão de cada uma delas. Na categoria 'Promotor de Leitura' o vencedor foi o projeto 'Grupo Atitude, por uma Cidade Leitora'. Com isso, Jocelino recebeu R$ 25 mil para investir no projeto. O prêmio existe desde 2006 e nunca um projeto paraibano havia sido vencedor. Entre os finalistas de 2014 também havia um projeto da cidade de Picuí(PB).

O Grupo Atitude desenvolve voluntariamente projetos educacionais em Caiçara desde 2005, enfocando, principalmente, o acesso e o incentivo à leitura. O grupo administra três bibliotecas comunitárias, uma delas funciona em parceria com uma lanchonete (“Lanchoteca”).

Além disso, promove cursinho pré-vestibular; programa semanal de rádio; pesquisa e divulgação da história e da cultura da cidade; eventos culturais e de promoção da leitura; 'Natal Rural', com o Papai Noel levando brinquedos e livros para as crianças da zona rural; 'Natal Literário', doação de livros para crianças da cidade; curso de desenho; projeto 'Escolas Leitoras', parceria entre escolas e bibliotecas para promover a leitura. Atualmente, cerca de 50 voluntários participam dos projetos.

PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário