segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dia do Radialista: Entenda porque existem duas datas para comemoração

Homenagem do Vereador Josevaldo Feitosa
aos radialistas pombalenses
Para muitos radialistas mais saudosistas a data de comemoração de seu dia, é em 21 de setembro, mais devido a uma lei recente em homenagem há um grande músico e radialista brasileiro, o dia de hoje, 07 de novembro foi transformado oficialmente para essa comemoração.

Em pesquisa pela internet sobre o assunto, encontrei uma citação feita por uma pesquisadora e professora de radiojornalismo, de nome Débora Lopez, dizendo que a comemoração do dia 21 de setembro de 1943, se deu depois que o então Presidente Getúlio Vargas sancionou uma lei fixando um piso salarial para a categoria, pouco tempo depois em um reunião na sede da Radio Nacional foi escolhida a referida data para celebração do dia do radialista.

A segunda data de comemoração veio em 2006, quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma homenagem feita ao radialista e músico Ary Barroso, sancionou a Lei 11.327/2006 instituindo o dia 07 de novembro como data oficial para a celebração.

Nesse sentido, os radialistas brasileiros tem duas datas para comemorar, uma em caráter histórico e simbólico, 21 de setembro, e em caráter legal e oficial o dia 07 de novembro.

Então, mais uma vez Parabéns a todos os radialistas de Pombal, Patos e de todos os lugares que nos acompanham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário