quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Programa educacional do Governo da Paraíba é destaque em site internacional

Professores Paraibanos que viajaram para a Finlândia pelo Projeto Giramundo,
 do Governo do Estado.
O site internacional BBC que tem um escritório no Brasil, publicou uma matéria onde trata de professores que fizeram um intercâmbio na Finlândia, e, como estão aplicando em sala de aula o que aprenderam no país europeu.

Os destaques na matéria são os paraibanos Vilma Leitão, professora dos Ensinos Fundamental e Médio em Patos-PB e Alexandre D'Andrea, professor do IFPB em João Pessoa, que viajaram pelo Projeto do Governo do Estado chamado Giramundo.

Os paraibanos falaram de suas experiências acompanhando um método de ensino PBL, que é a sigla de metodologias chamadas de "problem-based learning" e "project-based learning" (ensino baseado em problemas ou em projetos). Neles, diferentemente das aulas mais tradicionais, problemas fictícios ou reais são o ponto de partida do aprendizado. Os alunos aprendem na prática e buscam eles mesmos as soluções do desafio.

"Sei que não se alcançam mudanças radicais a curto prazo, mas vou trabalhar para desenvolver autonomia dos alunos" disse Vilma
Foto: arquivo pessoal de Vilma Leitão. Professora dos Ensinos Fundamental e
Médio na cidade de Patos-PB.
A Patoense relatou ao BBC Brasil que logo nos primeiros dias, durante os dois meses que ficou na Finlândia, um fato que chamou muito a sua atenção, é que lá o aluno é tratado como prioridade total no processo, eles não valorizam tanto os conteúdos ligados ao programa, focando no acompanhamento das crianças e adolescentes em como elas vão identificar e desenvolver suas competências.

"Desde muito cedo, são observadas as necessidades e deficiências de cada aluno e elaborados planos individuais de estudos. Assim, todos têm o suporte necessário para superar possíveis dificuldades. Esse apoio vem do professor e de uma equipe formada por especialistas da escola que orienta os estudantes para que eles se tornem autônomos, motivados e confiantes.
Entendo que na educação não se alcançam mudanças radicais a curto prazo, mas vou adaptar as metodologias e práticas que observei na Finlândia à realidade da educação brasileira.
Vou procurar desenvolver a autonomia do aluno e incentivar o uso de ferramentas digitais numa perspectiva didática. Também vou mostrar a meus colegas a importância de se trabalhar com os alunos em grupo e com o chamado PBL para se criar um ambiente de aprendizagem efetivo, dinâmico e atraente para os alunos."
Para o pessoense Alexandre D'Andrea os professores são mais facilitadores da aprendizagem do que detentores absolutos do conhecimento
Foto: Arquivo pessoal de Alexandre D'Andrea
"Um ponto importante que aprendi na Finlândia é que os professores atuam mais como facilitadores do processo de aprendizagem do que propriamente como detentores absolutos do conhecimento. Eles guiam os alunos, que têm liberdade de escolher as disciplinas pelas quais mais se interessam e desenvolver diversos trabalhos extraclasse.
Também me chamou a atenção o que eles chamam de positive feedback, ou reforço positivo, no qual os alunos desde cedo são encorajados a mostrarem as suas habilidades para os colegas e para o professor, aumentando gradativamente a sua autoestima. Com isso, ganham independência e autonomia na vida adulta e se tornam profissionais mais criativos e produtivos.
Aqui no Brasil estou aprimorando a adoção do chamado PBL, usando um problema ou fenômeno como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades e competências na sala de aula ou fora dela, como em visitas de campo.
Também tenho trabalhado com grupos de estudantes desenvolvendo projetos em ambientes naturais, como florestas e áreas protegidas. Além disso, faço palestras na região metropolitana de João Pessoa para multiplicar meu aprendizado para outros professores da rede pública."
Texto inicial de Thiago Florentino com trechos colhidos no BBC Brasil.

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