terça-feira, 21 de março de 2017

Luiz Couto homenageia contadores de histórias em sessão no Congresso

Foto: Ascom Dep. Luiz Couto
Depois de uma intensa agenda no fim de semana na Paraíba, onde esteve em evento de seu agrupamento, o "Muda PT", e na histórica festa de Inauguração Popular da Transposição do Rio São Francisco, o deputado federal Luiz Couto participou na segunda-feira (20) de uma sessão solene para homenagear o Dia Internacional dos Contadores de História, comemorado desde 1991 no dia 20 de março. Couto representou a deputada Érika Kokay (PT-DF), autora da propositura.

"Vocês não são apenas contadoras e contadores de história, vocês são são encantadores de histórias", disse o parlamentar petista, lembrando, ainda, de seu avô que era um grande "encantador de história".

Luiz Couto leu uma carta de Érica Kokay, eleita madrinha nacional dos contadores de história, na qual ela destacou a importância deles para a cultura popular brasileira.

Na tribuna, diferentes contadores se revezaram para contar seus contos, falar de suas experiências.

"Cada história contada, cria um mundo de imaginação que alimenta o gosto pela leitura. No dia de hoje, quando homenageamos essa categoria, reafirmamos a importância desses profissionais para a manutenção, o resguardo e a promoção da cultura popular e das artes. Esses artistas da palavra guardam um pacto com a imortalidade da cultura."

Para a professora de artes Maristela Papa da Silva, contadora de história há 23 anos, essa é uma prática de entrega e amor.

"Contar história é prova de amor. É prova de amor pela arte narrativa, pelo outro, porque contar história é como um presente. É uma entrega. Então é uma troca, é uma experiência."


O Dia do Contador de Histórias foi criado em 1991 na Suécia. O objetivo da data é incentivar o máximo de contadores possível para promover a prática em todo o mundo.

Ascom Dep. Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário