segunda-feira, 17 de abril de 2017

Leonardo Gadelha confirma que deixa cargo no segundo semestre para disputar mandato

Foto: reprodução na internet
O paraibano Leonardo Gadelha deixará a presidência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) no segundo semestre do próximo ano. Ele já decidiu que disputará mais uma vez um mandato de deputado federal pelo PSC.

O maior desafio de Gadelha é transformar o órgão numa estatal remota, eletrônica e pró-ativa. Para isso, já vem testando o modelo digital das agências. Ele não tem dúvida de que entre um e três anos o INSS terá um modelo completamente digital. "Estamos investindo na capacitação de novos servidores e na inclusão de novas tecnologias", disse.

Gadelha destacou que o esforço do Instituto de Seguridade é atender a toda demanda de beneficiários. Lembrou, por exemplo, que um terço da força de trabalho terá condições objetivas de se aposentar nos próximos três anos e, para isso, o INSS tem que está cada vez mais preparado.

Segundo Leonardo, atualmente são 33,7 milhões de beneficiários. "Costumo brincar que se o INSS fosse uma nação independente, seria o quarto maior país da Amércica do Sul, inferior apenas ao Brasil, Argentina e Colômbia", frisou.

O INSS paga R$ 500 milhões em benefícios. São 29 milhões de brasileiros com benefícios de natureza previdenciária. Desses, 9,5 milhões são aposentados rurais. Na Paraíba, esses aposentados rurais representam 52% dos que têm direito a receber esses benefícios.

Leonardo Gadelha informou ainda que nove milhões recebem auxílios transitórios - doença, reclusão e maternidade - e outros 4,5 milhões têm acesso a Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O presidente nacional afirmou que o INSS conta com 33 mil servidores, distribuídos em 1,7 mil pontos de atendimentos e 1,6 mil agências, que recebem em torno de quatro mil usuários todos os meses. "Diante da magnitude dessa demanda, é claro que erros são cometidos. A nossa tentativa é de incluir uma cultura de erro zero, mas isso é quase utópica. Uma massa de servidores qualificada nos dá a certeza de que estamos fazendo o melhor para atender a todos", comentou.


Assista à reportagem completa na RCTV


PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário