segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seis mil médicos cubanos virão trabalhar no interior do Brasil

O governo brasileiro se prepara para importar 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 06, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez. "Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos um grande valor estratégico", informou o ministro.

A vinda dos médicos cubanos começou a ser negociada em janeiro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff visitou Havana pela primeira vez. A intenção do governo brasileiro é levar os cubanos para trabalhar em cidades do interior do Brasil onde hoje não há atendimento e onde os médicos do País não querem trabalhar.

O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, médicos formados no exterior precisam fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida, em que menos de 10% dos que tentaram nos dois últimos anos foram aprovados. "Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do País", explicou Patriota.

Fonte: Estadão

Opinião
Quem sabe a Paraíba também receba alguns

Visto os últimos acontecimentos inerentes ao Hospital Regional de Patos, seria uma boa o Governador Ricardo Coutinho contatar o Ministro Patriota, pois essa medida seria o suficiente para sanar o embrulho que passa aquela unidade hospitalar.

Já que o principal entrave é o fato dos médicos da cidade não quererem exercer suas funções conforme o que lhe é de dever, principalmente se tratando dos plantonistas, que não abrem mão de forma alguma de atender em suas clínicas particulares, pois se o mesmo estando de plantão quer também atender em sua clínica.

É indiscutível a possibilidade de uma única pessoa estar em dois lugares ao mesmo tempo, ou ele está na sua clínica, ou está no hospital para dar plantão a quem quer que chegue para ser atendido, o fato é que isso é inadmissível, quer receber um valor justo então cumpra primeiramente com sua função, pois se essa não está sendo feita como deve, não há o porquê de existir aumento salarial por algo que não está sendo feito.

Thiago Florentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário