Foto: Thiago Florentino |
Em conversa rápida com o Diretor Regional
do SAMU, Anderson Sóstenes, ele falou sobre o caso de omissão de socorro para
atendimento a popular que sofreu um desmaio, na tarde dessa segunda, 22, em Patos.
Segundo Anderson a direção foi
informada que houve um atraso na entrega do almoço por parte da empresa responsável,
fato esse aleatório, sendo a primeira vez que acontecera, porém, em meio a
problemática do atraso da alimentação das equipes plantonistas, aconteceu a não
realização de uma ocorrência para uma solicitação de vítima de desmaio, caso gravíssimo
de omissão de socorro, pois a não prestação do atendimento poderia acarretar em
sequelas irreparáveis, ou até mesmo o óbito da vítima.
“Existiu sim o problema do atraso da
alimentação, que rapidamente foi sanado pela direção, mais o atraso de um hora
ou uma hora e meia na comida, não é motivo para se negar uma ocorrência ou
então uma assistência, ficamos feliz porque a usuária não teve nada, mais caso
houvesse iriamos sim fazer abertura de processo administrativo para apuração do
fato, como caso fosse necessário, buscariamos a jusdicialização do procedimento
pois entendemos que se uma equipe está de plantão o serviço deve ser prestado,
a vida do usuário ou paciente se sobrepõe a alimentação e os horários
estabelecidos no trabalho”, disse Anderson.
Por fim, ele afirmou ainda que foi
feito um acordo com as equipes e que a direção se responsabilizará, por
realizar ligações diárias duas horas antes das refeições para confirmação da
entrega, fazendo com que erros parecidos não se repitam.
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