terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Familiares e vítimas se preparam para ato contra a violência à mulher na cidade de Patos

Foto: Yasmim Formiga
Acontecerá nesta quarta-feira, dia 21, às 08h00, na Praça Edivaldo Mota, Centro de Patos, o ato contra a violência à mulher. O manifesto está sendo organizado por familiares e amigos das garotas agredidas e que ganhou destaque na sociedade pela reincidência do agressor que é adolescente.
A artista Yasmim Formiga, residente em João Pessoa, confirmou presença na cidade de Patos para fazer maquiagens que expressem a violência sofrida pelas mulheres. Yasmim é engajada nos movimentos feministas e tem recebido notoriedade pelos trabalhos artísticos publicados nas redes sociais e nos atos ocorridos no Estado da Paraíba.
A jovem Jessie Lucena, vítima de agressão pelo adolescente reincidente nos atos de violência contra a mulher, disse que ainda está se recuperando psicologicamente, porém estará com sua família no ato público. Falando sobre o seu ponto de vista sobre o ato, a jovem Jessie disse: “Eu vejo que o ato é bom porque todo dia acontece de mulheres serem agredidas, só que elas se calam, às vezes por medo ou por acharem que vai acontecer algo pior se eles denunciarem. Eu vejo que a manifestação é uma forma da sociedade não se calar diante disso!”, relatou.
Ainda visivelmente abalada, Jessie confessou: “Eu tento não está pensando no que aconteceu. Eu tento ocupar minha cabeça com outras coisas. Se eu ficar pensando vai ser pior para mim. Eu não vou dizer que estou 100% bem, porque não estou”, comentou.
As famílias das jovens agredidas estão agradecendo a solidariedade da sociedade diante dos casos ocorridos. A tia de Jessie Lucena, Jodele Lucena, disse que a agressão na sua sobrinha pegou toda a família de surpresa. Jodele lamentou a falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da Delegacia da Mulher, pois até a medida protetiva pedida para a jovem agredida foi negada.
A pai da outra jovem agredida, Romilton Cavalcante, falou que a família está empenhada na mobilização desta quarta-feira. Romilton também se posicionou com relação ao agressor, dizendo: “O agressor é reincidente na violência contra a mulher e nem cumpriu o acordo judicial. Ficamos calados diante da agressão contra a minha filha no sentido de não levar o caso à imprensa, mas a agressão se repetiu com outra jovem e veio à tona. O ato dessa quarta é um alerta à sociedade”.
Aline Ana Leite, do Movimento de Mulheres Olga Benário, está mobilizando pessoas para participarem do ato. “A violência contra a mulher não é só física, mas também psicológica. Abandono, desprezo, indiferença, agressões verbais são também formas de agressão. Existe uma fragilidade na mulher que é ocasionada também pelo machismo da própria mulher que aceita ser maltratada. Já basta!”, desabafou Aline.
PatosOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário