quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alcoolismo é responsável por mais de 100 mortes em 2013 na PB

O número de mortes causadas pelo alcoolismo na Paraíba já chega a 101 casos em 2013. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos quatro anos, já foram registradas 514 mortes no estado decorrentes da doença. A pesquisa aponta também 1.771 mortes neste mesmo período, relacionadas a cirrose e doenças crônicas do fígado, sendo 383 delas registradas este ano. 

Em Campina Grande, grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) se reúnem no município para buscar restaurar a dignidade de homens e mulheres que precisam de ajuda para combater este problema. De acordo com um voluntário do AA, que preferiu não se identificar, o atendimento às pessoas é feito através de terapia grupal.

“Nossa maior dificuldade é conseguir recrutar mais pessoas para a irmandade. Não é fácil para quem está no alcoolismo se dispor da bebida e buscar ajuda”, disse o voluntário. No município, 22 grupos atuam no centro da cidade, se reunindo quatro vezes por semana para o compartilhamento de experiências. O voluntário do AA explica que para fazer parte do grupo, o principal requisito é a vontade de parar de beber e que o serviço de alcoólicos anônimos é gratuito.

“As pessoas que notam que realmente precisam de ajuda procura nosso grupo ou é convidado através de uma abordagem feita por outro companheiro e ao chegar ao AA, entende como funciona o grupo e a doença e é neste ponto que começa o tratamento”, completa o voluntário.

Segue abaixo um vídeo com uma mensagem de natal do Escritório de Serviços Locais Sertão de Alcoólicos Anônimos, mostrando as diferenças da comemoração da festa natalina COM e SEM a doença do Alcoolismo.


Thiago Florentino com G1 Paraíba
_____________________________________________
Leia Também:

 Aeroporto Castro Pinto é dividido com os novos limites territoriais entre Santa Rita e Bayeux


O acordo entre Bayeux e Santa Rita leva a uma situação atípica, que chama atenção principalmente dos turistas. Quem chega à Paraíba por meio do Aeroporto Castro Pinto desce em Santa Rita e finaliza o desembarque em Bayeux. Isso porque, dos 2.600 metros da pista do aeroporto, 72% são de Bayeux e o restante de Santa Rita.

 Justiça condena a TIM em R$ 200 mil por danos morais a clientes de cinco cidades do Sertão da PB

A Promotoria de Justiça de Pombal, por duas vezes, tentou a resolução amistosa do caso, com a propositura da formalização de termo de ajustamento de conduta (TAC), mas não obteve sucesso junto a operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário