domingo, 23 de abril de 2017

Dois finais de semana e fim do ranking das escolas são boas mudanças do Enem 2017

Foto: arquivo Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas mudanças para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano. Uma delas levou em consideração o resultado de uma Consulta Pública realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, em que mais de 60% dos 600 mil participantes disseram que a prova deveria ser feita em dois dias, um em cada final de semana, e não mais no mesmo final de semana (no sábado e no domingo).

“Da forma como agora foi estabelecida, além de evitar o desgaste físico e emocional dos alunos, que passavam por quase 10 horas realizando a prova num mesmo final de semana, eles terão a oportunidade de fazer a revisão de algumas disciplinas que talvez mais necessitem, durante esse intervalo de uma semana. Certamente contribuirá para o melhor desempenho deles”, acredita Fábio Silva, coordenador pedagógico.

As provas, neste ano, serão realizadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

Veja mais


Para Silva, outra importante mudança para o Enem 2017 é o fim do “ranking” por escola, com base na divulgação das notas dos estudantes. “Afinal, não é este o objetivo do Exame, não é a isso que se propõe. O que se quer com o Enem é avaliar o estudante que está concluindo o ciclo da educação básica. E isso é apenas só um dos indicadores que pode vir a ser utilizado para avaliação das escolas”, diz o coordenador pedagógico.

Abaixo, confira outras importantes mudanças anunciadas pelo MEC:

- Provas de Linguagens e Matemática não serão no mesmo dia;
- Cadernos de questões serão personalizados com nome dos candidatos;
- Candidatos com cadastro no CadÚnico serão isentos da taxa de inscrição do Enem 2017;
- Atendimento especializado deve ser solicitado no momento da inscrição;

- As provas não serão mais utilizadas como mecanismo de certificação do ensino médio.

Tambaú247

Nenhum comentário:

Postar um comentário